quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Bíblia - Evas domésticas


Outro dia percebi porque é que ainda existem tantos cristãos no mundo: eles nunca leram a Bíblia. Quer dizer, leram, mas só os trechos selecionados para os sermões da Igreja. Eu quebrava a cabeça pensando em como esse povo era capaz de aceitar que uma coleção de histórias de moral duvidosa fosse a palavra inspirada de Deus. Agora quebro a cabeça pensando em como esse povo consegue ignorar o livro-base de sua religião pela vida toda. Assim, é fácil ser cristão. Afinal, a Bíblia talvez seja o livro mais importante para o ateísmo/agnosticismo do mundo. É só começar a ler, e já surgem as incoerências, a imoralidade, a megalomania, a falta de lógica, o sadismo, o preconceito... o primitivismo do pensamento humano, pra resumir.

Dada a situação de iletramento funcional dos cristãos, resolvi iniciar a série Bíblia: o bestseller menos lido do mundo. Será uma série com coletâneas de citações do livro em questão, organizadas em torno de um tema central.

O primeiro tema que escolhi foi o de gênero. Mais especificamente, do preconceito de gênero. Mais especificamente ainda, do machismo. Um amigo que foi monge beneditino (sério!) visitou o Vaticano e me contou que lá as mulheres são como os elfos domésticos do Harry Potter: só servem de empregadas e, à aproximação de um homem, elas se escondem para não serem vistas. Muito me surpreendia que ainda houvesse mulheres cristãs neste mundo, mas, como já disse, a explicação é naturalmente a falta de leitura da Bíblia.

Então vamos lá, para algumas palavras de sabedoria do livro de Deus (a propósito: se a Bíblia foi inspirada por Deus, por que ela é tão mal escrita? Por que Deus daria talento de escritor a tantos homens e mulheres e não a si próprio?)

Mulheres, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor.
- Colossenses 3:18

As mulheres tem de ser submissas aos vossos maridos.
- I Pedro 3:1

Os maridos devem permitir que as suas mulheres, que são de um sexo mais frágil, possam orar.
- I Pedro 3:7

A cabeça do homem é Cristo, a cabeça da mulher é o homem e a cabeça de Cristo é Deus.
- I Coríntios 11:3

O homem não foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem.
- I Coríntios 11:9

As mulheres devem ficar caladas nas assembléias de todas as igrejas dos santos, pois devem estar submissas, como diz a lei.
- I Coríntios 14:34

Se a mulher trair o seu marido, ela será feita em objeto de maldição pelo Senhor, sua coxa irá descair e seu ventre inchará.
- Números 5:20-27

Se uma jovem é dada por esposa a um homem e este descobre que ela não é virgem, então será levada para a entrada da casa de seu pai e a apedrejarão até a morte.
- Deuteronômio 22:20-21

"É melhor alojar-se num canto do terraço, do que com mulher rixenta em casa espaçosa".
- Provérbios 25:24

"Aquela que é verdadeiramente viúva e desamparada, põe em Deus a sua esperança e persevera, noite e dia, nas súplicas e nas orações. Aquela, porém, que se entrega aos prazeres, mesmo vivendo, está morta. "
- I Timóteo 5:5-6

Que a mulher aprenda em silêncio, com total submissão. A mulher não poderá ensinar nem dominar o homem.
- I Timóteo 2:11-12

O marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja. Do mesmo modo que a igreja é submissa a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo aos maridos.
- Efésios 5:22-24

Quando houver moça virgem, desposada, e um homem a achar na cidade, e se deitar com ela, então trareis ambos à porta daquela cidade, e os apedrejareis, até que morram; a moça, porquanto não gritou na cidade, e o homem, porquanto humilhou a mulher do seu próximo; assim tirarás o mal do meio de ti.
- Deuteronômio 22:23-24

Quando um homem achar uma moça virgem, que não for desposada, e pegar nela, e se deitar com ela, e forem apanhados, então o homem que se deitou com ela dará ao pai da moça cinqüenta siclos de prata; e porquanto a humilhou, lhe será por mulher; não a poderá despedir em todos os seus dias.
- Deuteronômio 22:28-29


Uma das minhas passagens favoritas da Bíblia com este tema é quando dois anjos vão visitar Ló em Sodoma, para avisá-lo de que a cidade seria destruída por Deus. Os habitantes da cidade vão à casa de Ló e perguntam pelos visitantes, demandando que Ló os entregue a eles, para que os visitantes sejam por eles (adivinha) sodomizados. Ló então diz que não pode entregar os anjos, mas oferece suas duas filhas virgens:

Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado.

Os anjos não intervêm. Somente quantos os sodomizadores recusam a oferta e tentam entrar na casa à força é que os anjos reagem, cegando-os. Tudo isso está no capítulo 19 do Gênesis. É bonito de ver o quanto Deus e os anjos se importam com a segurança das mulheres...

Outra parte maravilhosa é quando Deus fala a Moisés sobre o período menstrual, no capítulo 15 do Levítico:

Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será imundo até à tarde. E tudo aquilo sobre o que ela se deitar durante a sua separação, será imundo; e tudo sobre o que se assentar, será imundo. E qualquer que tocar na sua cama, lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde. E qualquer que tocar alguma coisa, sobre o que ela se tiver assentado, lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde. Se também tocar alguma coisa que estiver sobre a cama ou sobre aquilo em que ela se assentou, será imundo até à tarde. Se também tocar alguma coisa que estiver sobre a cama ou sobre aquilo em que ela se assentou, será imundo até à tarde. (...) Porém quando for limpa do seu fluxo, então se contarão sete dias, e depois será limpa. E ao oitavo dia tomará duas rolas, ou dois pombinhos, e os trará ao sacerdote, à porta da tenda da congregação. Então o sacerdote oferecerá um para expiação do pecado, e o outro para holocausto; e o sacerdote fará por ela expiação do fluxo da sua imundícia perante o SENHOR.

Antes disso, no capítulo 12, Deus ainda diz:

Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um menino, será imunda sete dias (...) Mas, se der à luz uma menina será imunda duas semanas, como na sua separação; depois ficará sessenta e seis dias no sangue da sua purificação.


Além disso tudo, Deus dá colher-de-chá aos homens, mas nunca às mulheres. No Gênesis, tanto Adão quanto Eva pecaram, mas Eva foi enganada e Adão se deixou seduzir por ela. Em conseqüência, Adão e todos os homens foram obrigados a lavrar a terra, e Eva e todas as mulheres tiveram as dores do parto multiplicadas e foram subjugadas aos homens. Ou seja, mesmo com o atenuante de ter sido iludida pela serpente, Eva foi quem sofreu mais.

Deus ainda condena igualmente homens e mulheres adúlteros, mas, enquanto faz vista grossa para muitos homens mulherengos (Abraão, Davi, Salomão), nunca uma mulher foi poupada, a não ser a adúltera que Jesus salva do apedrejamento (Jesus até que era pela igualdade de sexos).

Para finalizar, recomendo a leitura das epístolas de Paulo, um dos grandes machistas da humanidade e responsável direto pela disseminação dessa religião escandalosa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário