sábado, 12 de setembro de 2009

Deus salva... se ele estiver a fim




Hehehe... Clique para ampliar e ler, vale a pena.


*-*-*-*-*-*-*-*

Enquanto isso, no Céu...

“Olhem todas aquelas pessoas sendo torturadas naquele campo de concentração. Excelente! Não farei nada para impedir. E olhem só aquela menininha lá em baixo sendo estuprada e morta. Perfeito! Ela está orando como louca, assim como sua mãe, mas não farei nada para impedir. E há três terroristas se preparando para explodir uma igreja e matar 1500 pessoas que estão orando o Pai Nosso para mim agora mesmo. Incrível! Não farei nada para impedir. Que maravilhoso é ver que 1000 fiéis oradores morrerão de fome hoje na Etiópia. Eu adoro isso! Não farei nada para impedir. Ah... e há a pequena Marlene Silva orando para que eu remova a verruga em seu nariz para o grande encontro com o Pedrinho amanhã. Deixe-me ajudá-la agora mesmo...”

Pelo jeito, Deus realmente tem seus preferidos. E agora, como saber se eu estou entre eles? Fácil, né? É só esperar um desastre acontecer e, seu eu sobreviver, eu sei que faço parte do clube VIP do Céu.

“Foi a mais incrível inundação na história de Honduras. Uma imensa muralha de lama deslizou montanha abaixo e através de nossa cidade, matando 20.000 pessoas. Fui pego na maré de lama e tragado até as entranhas da correnteza. Em apenas poucos segundos eu me afogaria e morreria em um mar de lama. Mas eu orei para a Virgem Maria e em menos de um segundo minha cabeça apareceu na superfície, fui capaz de agarrar um arbusto e me puxar para fora. A Virgem Maria respondeu minhas preces!”

Legal. Primeiro, Deus manda uma inundação. Depois, ignora as preces de 20.000 pessoas, mas atende uma. Esse clube VIP deve ser bem restrito mesmo. E que crueldade... Se deus queria que 20.000 hondurenhos morressem, poderia tê-los matado sem sofrimento. O mesmo digo sobre as vítimas das tragédias aéreas, que parecem estar na moda agora. Lembram da menina que sobreviveu "milagrosamente" a uma queda de avião no mar, enquanto todos os outros passageiros morreram? Ela também tá no clubinho VIP.

Tudo bem, você pode argumentar que a morte aparentemente sem sentido dessas pessoas faz parte de um plano maior. "Deus escreve certo por linhas tortas" e tudo mais. Talvez. Ou talvez ele só seja analfabeto, ou precise de um caderno de caligrafia.

*-*-*-*-*-*-*

Sobre o Plano Divino (tirado do site God is Imaginary):

“Plano Divino” é a maneira que os Cristãos tradicionalmente explicam coisas como amputações, câncer, furacões e acidentes de carro. Por exemplo, se uma Cristã tem uma trágica e dolorosa morte devida ao câncer, ela morre como parte do Plano Divino. Sua morte tem um propósito. Deus a chamou para casa por alguma razão. Mesmo se algo ruim acontece a um Cristão, na verdade isso é bom porque é parte do plano de Deus.

Você pode ver o quão pervasivo é o “Plano Divino”, procurando em literatura inspiracional Cristã. Por exemplo, se olharmos no livro Uma Vida com Propósitos de Rick Warren (lançado pela Editora Vida no Brasil), encontramos este parágrafo memorável no Capítulo 2:

Porque Deus o fez por uma razão, ele também decidiu quando você nasceria e quanto tempo viveria. Ele planejou os dias de sua vida com antecedência, escolhendo os momentos exatos de seu nascimento e morte. A Bíblia diz: “Os Teus olhos me viram a substância ainda informe. E no Teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nenhum deles havia ainda.” [Salmos 139:16]

Há isto também:

Não importa as circunstâncias do seu nascimento ou quem sejam seus pais, Deus teve um plano em te criar.

Sob este ponto de vista sobre o universo, Deus planeja tudo.

Por um momento, pare e pense sobre o que Rick Warren disse, “Ele planejou os dias de sua vida com antecedência, escolhendo os momentos exatos de seu nascimento e morte”. Vamos examinar uma simples implicação desta afirmação. O que ela significa é que deus pré-planejou todos os abortos que aconteceram em nosso planeta.

Se o conceito de “Plano Divino” é verdadeiro, você pode, em primeiro lugar, ver que Deus quer que todos nós abortemos crianças. Cada simples aborto é planejado por Deus, então Deus deve estar fazendo isto por alguma razão. Em segundo, você pode ver que ambos, a mãe que pede o aborto e o médico que o faz, não têm culpa. Já que foi Deus quem planejou o aborto da criança (Deus escolheu o “exato momento” da morte, segundo Rick Warren), a mãe e o médico são apenas marionetes que estão cumprindo o plano de Deus, não são? O que me diz de todos os cristãos que estão lutando contra o aborto? Se o aborto é parte do Plano Divino, por que eles estão lutando contra ele? Deus é o governante todo poderoso do universo, e seu plano é para mais de um milhão de crianças morrerem por aborto por ano nos Estados Unidos. Se o Plano Divino é verdadeiro, então cada um desses abortos foi meticulosamente planejado por Deus.

Se Deus não quer que façamos abortos, Rick Warren está errado em dizer que Deus tem um plano? Se Deus tem um plano, Ele não é a causa direta de cada aborto? Simplesmente pense à respeito e você começará a ver os problemas na proposição de Rick.

Pense sobre Adolph Hitler. Ele foi o mau encarnado, e é bem conhecido pelas atrocidades que fez. O que eu gostaria que você fizesse agora é considerar esta afirmação: “Hitler é parte do Plano Divino”. Pense sobre o que Rick disse:

Deus nunca faz nada acidentalmente, e ele nunca comete erros. Ele tem uma razão para tudo que cria. Cada planta e cada animal foi planejado por Deus, e cada pessoa foi desenhada com um propósito em mente.

Se Deus tem um Plano Divino para cada um de nós, então Ele também teve um Plano Divino para Hitler. É quando você para de pensar sobre isto profundamente que as contradições te acertam.

Agora vamos imaginar que você faça uma prece neste tipo de universo. Que diferença faz? Deus tem Seu plano, e este plano está correndo seu trilho como um trem de carga. Se Deus tem um plano, então todos que morreram no Holocausto, morreram por uma razão. Eles tinham que morrer, e cada morte teve um significado. Logo, as vítimas do Holocausto podiam orar todos os dias que mesmo assim morreriam. A ideia de um “plano” faz da ideia de “relação preces-atendidas com Deus” uma contradição, não faz? Ainda assim, cristãos parecem se anexar a ambas as ideias, apesar do problema insolucionável que as duas criam.

Pense sobre o que o Plano Divino significa para você pessoalmente. Se por acaso o plano disser que você será atropelado por um ônibus amanhã, ou que terroristas o explodirão, ou que você levará quatro tiros na cabeça, então isto é o que irá acontecer. Seria o mesmo com qualquer doença. Se você contrair câncer esta tarde e morrer três meses depois, isto é o plano de Deus para você. Orar para curar o câncer é uma perda de tempo. Deus planeja que você morra, e você morrerá. Ele pré-programou o exato momento da sua morte. Não há nada que você possa fazer para mudar o plano – nenhuma quantidade de orações irá ajudar – porque sua morte terá significado e sua morte irá causar efeitos colaterais que também fazem parte do plano.

(...)

Em adição, este tipo de universo significa que Hitler não teve culpa alguma. Hitler não era “mau”, porque Hitler não teve livre-arbítrio algum. Hitler foi simplesmente um ator forçado a interpretar sua peça no Plano Divino. Deus planejou que milhões de pessoas morressem no Holocausto – Ele planejou suas mortes em detalhes exatos, de acordo com Rick Warren. Hitler tinha que matar essas pessoas. Hitler foi a marionete de Deus em fazer com que aquelas milhões de mortes acontecessem de acordo com o plano.

Da mesma maneira, cada assassino não tem culpa alguma. Já que Deus planejou cada uma de nossas mortes em detalhes exatos, assassinos na verdade são essenciais para o Plano Divino. Por que nós os punimos? Nós deveríamos estar os recompensando por fazer o trabalho planejado por Deus. E se você fosse estuprada amanhã e ficasse grávida? Deus fez aquilo porque Ele planejou o exato momento do nascimento e da morte daquela criança. Deus na verdade pré-planejou seu estupro, e o estuprador foi uma marionete de Deus. Em vez de odiar o estuprador, deveríamos celebrar o Plano Divino.

Você acredita que assassinos e estupradores deveríam ser recompensados? Você acredita que Hitler foi enviado por Deus para matar milhões de pessoas no Holocausto? Você acredita que Deus é a causa direta de cada aborto neste planeta? Você acredita que não tem escolha quanto à sua esposa ou o número de filhos que terá? Provavelmente não. Mas é exatamente isso que você está dizendo quando afirma que Hitler ou câncer ou qualquer outra coisa é parte do Plano Divino.

Se pensar à respeito como uma pessoa inteligente, irá perceber que a afirmação “É parte do Plano Divino” é apenas mais uma daquelas desculpas sem sentido. Quando você se senta e pensa à respeito usando seu senso comum, a afirmação não faz sentido. Esta falta de sentido nos mostra o quão imaginário Deus é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário